sábado, 6 de julho de 2013

AIDA, a melhor vendedora do mundo

Pesquisando sobre o assunto encontrei este artigo publicado no site: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Aida_a_melhor_vendedora_do_mundo.htm que resolvi publicar para os interessados no assunto lerem.

AIDA, a melhor vendedora do mundo
 Ari Lima 2
Por Ari Lima
13/05/2008
Ela vende carros, imóveis, anúncios de jornal, televisão, eletroeletrônicos e produtos em geral. Não se sabe ao certo, mas provavelmente suas vendas anuais ultrapassam a casa do trilhão de dólares. Ela chama muita atenção dos clientes, seu estilo gera interesse dos consumidores em conhecer seus produtos. Frequentemente desperta desejo nos compradores em realizar a compra, e, não raro, realiza a ação de venda.
No entanto, apesar de seu inegável sucesso ao longo de tantos anos de trabalho, muitos vendedores desconhecem AIDA, e deixam de copiar seu estilo de vendas vitorioso. Por isto, vamos fazer a apresentação desta antiga vendedora, aos novos profissionais de vendas, e a todos aqueles que de uma forma ou de outra precisam vender produtos, serviços, idéia e até sua carreira.
Senhoras e senhores, gostaria de apresentar-lhes a famosa AIDA, a mais competente vendedora de todos os tempos, que na verdade não é uma pessoa, mas uma metodologia de vendas. AIDA é a sigla para as palavras: A, de atenção, I, de interesse, D, de desejo e A, de ação.
Uma das técnicas de vendas mais eficazes que existe, é o chamado método AIDA. Este método é uma forma de abordagem que utiliza uma seqüência lógica de ações, com o objetivo de preparar gradativamente o cliente potencial, para receber, de maneira adequada, a mensagem de venda e tomar uma decisão de compra no momento certo.
Se observarmos melhor, a maioria das propagandas de televisão, jornais e revistas de sucesso, utilizam esta técnica com pequenas variações, conforme a necessidade do produto.
Vamos destacar a seguir estas quatro etapas necessárias a uma venda:
Atenção – é a primeira etapa. Como numa manchete de jornal, o objetivo desta etapa é chamar a atenção, fazendo com que uma pessoa concentre-se no assunto que queremos expor. Normalmente as manchetes de jornais fazem isto: chamam atenção com frases de efeito, para algum aspecto relevante de uma noticia, fazendo com que a pessoa que estiver passando por uma banca de revista, por exemplo, se detenha na manchete, e queira adquirir o jornal para ler o conteúdo da matéria. Interesse - voltando ao exemplo do jornal, se a manchete chamou a atenção do leitor, ele para na banca e se detém para ler um trecho da noticia e matar a curiosidade sobre a manchete do jornal. Normalmente esta etapa é apresentada no primeiro parágrafo do jornal, para reforçar a mensagem da notícia. No caso do vendedor de um produto ou serviço, ele pode chamar a atenção do cliente com uma frase de efeito, mas em seguida precisa ter alguns argumentos para mantê-lo interessado e poder apresentar seu projeto de vendas completo.
Desejo – na terceira fase o objetivo é despertar o desejo do cliente em adquirir seu produto. Numa apresentação de vendas, é preciso despertar o desejo apresentando o produto ou serviço em termos de seus “benefícios”. Benefícios é aquilo que o produto fará pelo cliente, e não seus aspectos técnicos. Por exemplo, pouco importa ao cliente a voltagem de um liquidificador, ou a velocidade da rotação de sua hélice, o que poderá despertar interesse e desejo de compra no cliente, é o benefício que obterá ao comprar aquele eletrodoméstico, seu design, sua praticidade. Neste caso, é preciso conhecer suas necessidades, carências e fazer a apresentação mostrando que o produto é o meio para o cliente atender aquelas necessidades. Ação – finalmente a ultima etapa, a ação. Se as três primeiras etapas foram realizadas de maneira adequada, a etapa da ação, ou seja, assinar o contrato, ou tirar o pedido, será uma conseqüência. No entanto, é preciso que o vendedor esteja sempre atento aos sinais de compra do cliente, pois no momento em que este emitir algum sinal de compra, o vendedor deve estar preparado para solicitar o pedido ou propor a assinatura do contrato. Enquanto o cliente não emitir sinais de compra, significa que ele ainda encontra-se na fase do interesse ou do desejo, e por isto, ainda não está preparado para responder positivamente a uma solicitação de venda.
Portanto, sugerimos a todos os profissionais de venda de produtos, serviços ou idéias, que se preparem de maneira adequada, utilizando o método AIDA, passo a passo. Façam um planejamento de cada etapa, e principalmente, levem em conta a realidade do cliente que pretendem vender, visando atender sua expectativas, necessidades e desejos.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica, possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a clientes.
 Atingir a excelência na fabricação de um produto ou prestação de serviços é um objetivo comum à todas as organizações, mas para chegar em um estágio acima da concorrência é preciso muito planejamento, muitos estudos de mercado e saber conciliar todas as áreas da organização para que o foco seja mantido e os resultados apareçam ao longo do tempo. Nenhuma organização nasce grande, todas iniciam suas atividades atendendo um mercado restrito e que irá crescer conforme seu planejamento e dedicação.
O sonho de construir uma empresa de sucesso é comum a qualquer pessoa, os sonhos podem permitir que oportunidades sejam encontradas, mas sem um estudo não há como colocar em prática o que é o objeto dos desejos de cada um.
Em tempos atuais percebe-se que estudar o mercado é uma constante para qualquer empresa, trazendo informações novas e também permitindo que os desejos dos consumidores sejam atendidos.
Como a concorrência não precisa mais estar situada ao lado da sua empresa, é bem provável que um dos seus maiores concorrentes esteja do outro lado do mundo, e que também serve de exemplo pela busca na excelência que você faz diariamente na sua organização.
As informações estão disponíveis para todas as organizações, mas dentro delas é natural que ainda haja uma resistência em compartilhá-las com seus colaboradores, pois a cultura do segredo da informação ainda é forte e as empresas deixam de encontrar soluções para oferecer aos seus clientes.
Então entram em cena os programas (softwares) de CRM, que ainda são sub-utilizados e que para muitos gestores são bancos de dados integrados. Diariamente são obtidas milhares de informações novas, todas as empresas do mundo recebem dados e os filtram, procuram encontrar a melhor oportunidade de mercado, em que processo a melhoria deve ser realizada, quais são as leis que entrarão em vigor em pouco tempo, o que o consumidor desejará na próxima estação do ano etc., mas estas informações só valerão o seu custo se forem bem utilizadas pela organização como um todo.
É possível que você já tenha se lembrado das vezes em que buscou uma informação dentro da sua empresa e ficou sem uma resposta, isto é comum e talvez a informação não estivesse dentro da organização, mas se ela está lá e não é disponível para você aprimorar um produto ou serviço, é natural que o cliente que estava esperando por uma ação sua vá para a concorrência.
A forma mais fácil de dar poder para uma informação é deixá-la percorrer a organização, assim ela será ampliada e terá uma finalidade muito maior do que apenas demonstrar dados, a informação ganhará “vida” porque todas as pessoas da empresa têm um foco e os objetivos atingidos são conquistas de um time que segue o mesmo caminho.
Mas também não há que se esquecer do não sei, esta pode a resposta que fará uma informação ser encontrada, que trará a solução que você tanto procurou e que permitiu que você aprendesse um pouco mais.


Este é um vídeo demonstrativo, como forma de aprender como se vende uma mercadoria.

As três peneiras ...

Um homem, procurou um sábio e disse-lhe:
- Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
 - Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E o sábio sorrindo concluiu:
 - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.





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