sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

INSS corta auxílio por depressão ao ver fotos felizes no Facebook

INSS corta auxílio por depressão de segurada que postou fotos felizes no Facebook

INSS, segundo o site, corta o direito da trabalhadora receber seu auxílio doença, quando comprovou que a mesma estava recebendo os vencimentos do Instituto por causa da incapacidade para o trabalho. Após a publicação nas Redes Sociais de que estava feliz, atestou que já estava apta ao trabalho. A depressão é uma doença que não permite um comportamento da natureza que a trabalhadora estava postando para a sociedade.
Uma segurada que recebia auxílio-doença por depressão perdeu o benefício do INSS pós postar fotos felizes no Facebook. As imagens de passeios em cachoeiras divulgadas na rede social, com legendas como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, foram usadas como prova pela Advocacia-Geral da União (AGU) para provar que ela não estava incapacitada por quadro depressivo grave e poderia retornar ao trabalho.
Em novembro de 2013, um perito havia atestado que a profissional apresentava depressão grave e a declarou incapaz temporariamente para o trabalho. Em abril de 2014, outro médico confirmou o quadro psiquiátrico e estendeu o benefício por mais três meses.
Entretanto, a Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Ribeirão Preto (SP) demonstrou que a segurada não apresentava os sintomas de pessoas com depressão grave. Os procuradores federais ressaltaram que o quadro clínico da doença “caracteriza-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada”
Por outro lado, as publicações na rede social feitas pela trabalhadora mostram passeios em cachoeiras, acompanhadas por frases que demonstram alegria, como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, “se sentindo animada” e “obrigada, senhor, este ano está sendo mais que maravilhoso”.
Com essas provas, o perito reviu o laudo médico anterior. O Juizado Especial Federal Cível de Ribeirão Preto considerou abril de 2014 como a data em que cessou a incapacidade da trabalhadora. A decisão evitou o pagamento de benefício indevido.
Fonte: Site Jusbrasil
Reproduzido por: Blog do Wandilson

 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nova espécie humana uma das descobertas científicas

As 10 descobertas científicas mais importantes de 2015

Nova espécie humana está entre as descobertas científicas tratada no texto da autora que foi publicada pela Revista super Interessante no mês de dezembro. Aqui teremos a satisfação de republicar o texto da revista por achar de suma importância para a informação de toda a sociedade nas sua nova pesquisa.
Um ano espetacular para a ciência, em que se descobriu, até mesmo, uma nova espécie humana.
Por Camila Almeida atualizada em 18/12/2015
Biologia, paleontologia, química, física, astronomia. Os pesquisadores das mais diversas áreas têm muito o que comemorar este ano. Confira, abaixo, as 10 descobertas mais importantes que a ciência entregou para o mundo em 2015.

10 – O Túmulo de Nefertiti

Em agosto deste ano, um arqueólogo da Universidade do Arizona afirmou ter desvendado um dos maiores mistérios da história. Nicholas Reeves acredita que a rainha egípcia Nefertiti está enterrada na mesma tumba que o faraó Tutancâmon. Estudando o suntuoso túmulo, ele encontrou uma porta para uma cripta secreta, onde é possível que ela tenha sido colocada, em 1300 a.C. O anúncio provocou furor na comunidade científica e, desde então, pesquisadores trabalham para tentar descobrir o que, de fato, há na cripta. Encerramos o ano sem esta certeza, mas, sem dúvidas, foi um tema importante sobre o qual pesquisadores do mundo se debruçaram este ano.

9 – Manuscritos do Alcorão

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, do Reindo Unido, descobriram o mais antido manuscrito do Alcorão, produzido na época em que viveu Maomé, profeta islâmico. Os testes de radiocarbono foram realizados pela Universidade de Oxford e apontam datação de pelo menos 1370 anos. Isso significa que boa parte do que está escrito no livro pode ter sido contada menos de 20 anos após a morte de Maomé, por pessoas que tenham sido suas contemporâneas.

8 – Um sistema que não tem um Sol, tem cinco

Na constelação Ursa Maior, astrônomos britâncos encontraram um agrupamento estelar jamais visto antes: um sistema solar com cinco sóis diferentes. Ele fica a 250 mil anos-luz da Terra e foi descoberto graças a dois telescópios que funcionam continuamente nos dois hemisférios do planeta, um na Espanha, outro na África do Sul. A configuração mostra duas duplas de estrelas e uma isolada, girando sobre o mesmo centro de gravidade. Um dos pares está tão próximo que as estrelas compartilham a mesma atmosfesta – é possível que os dois sóis se fundam. Incrível.

7 – Vacina contra ebola

Depois de uma epidemia da doença, que deixou milhares de mortos na África ocidental e provocou estados de alerta no mundo inteiro, a vacina. A prevenção contra o ebola foi elaborado pela Agência de Saúde Pública do Canadá, em parceria com o laboratório farmacêutico Merck. O imunizante é capaz de proteger de 75% a 100% as pessoas vacinadas e, apesar do sucesso, só foi disponibilizado depois que a epidemia já havia sido controlada. De todo modo, um avanço importante para o controle de futuras doenças.

6 – Buraco negro gigante

Outro grande trunfo astronômico: um grupo de cientistas descobriu um buraco negro gigante. Gigante mesmo. Com uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol. Ele fica no coração de uma galáxia recém descoberta e emite grandes quantidades de radiação para o universo. É o maior e mais brilhante buraco negro já encontrado e estima-se que tenha se originado cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang – o que é bastante antigo. Ainda há muito o que estudarmos sobre buracos negros. Este ano, Stephen Hawkings afirmou acreditar que eles funcionem como portais para outros universos.

5 – Vasos linfáticos no cérebro

Antes de 2015, acreditava-se que vasos linfáticos – diretamente ligados ao nosso sistema imunológico – não estavam presentes no cérebro. Mas estão. A descoberta, feita por médico da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, é revolucionária para a anatomia humana. A novidade pode transformar como pensamos na cura de doenças neurológicas, como o Alzheimer, a esclerose múltipla e o autismo.
Este ano, ficamos mais perto de entender como se deu as migrações dos povos pelo mundo – e a origem humana na América. Cientistas da Universidade de Copenhague conseguiram sequenciar o genoma de um fóssil de 8.500 anos, mumificado pelo gelo nos Estados Unidos. O “Homem de Kennewick”, como é conhecido, está diretamente relacionado às tribos indígenas que habitavam a região e se conecta com os povos asiáticos que cruzaram o Estreito de Bering, há mais de 15 mil anos.

3 – Enfim, um novo antibiótico

Depois de mais de 25 anos sem nenhum novo remédio contra bactérias ser descoberto, uma novidade, logo no início do ano. Pesquisadores da Universidade de Northeastern, em Boston, conseguiram criar um “hotel subterrâneo” de micróbios. Isso porque o solo é a maior fonte de antibióticos conhecida, mas quase nenhum microorganismo sobrevive em labortatórios, o que vinha impossibilitando a produção de medicamentos. Com o novo método, mais de 25 novas substâncias já foram testadas e uma delas se mostrou bem promissora: a teixobactina. Ela ainda não foi testada em humanos, mas já se mostrou capaz de combater superbactérias e foi bem sucedida em todos os camundongos que a receberam.

2 – Manipulação de DNA

Uma enzima chamada CRISPR é a nova ferramenta para edição de códigos genéticos. Apesar de ela ter sido descoberta em 2007, por produtores de iogurte, seu uso só foi aprimorado pela ciência em 2012 e, apenas em 2015, se popularizou. Foram descobertos este ano infinitos usos para a enzima, que já foi capaz de alterar genomas de embriões humanos. Com ela, também foram “criados” cachorros supermusculosos, porcos imunes a qualquer vírus e até um tipo de trigo que resiste às pragas das plantações. Sem dúvida, uma descoberta e tanto para todas as áreas de conhecimento: da medicina à agricultura.

1 – Homo Naledi

Possivelmente, a descoberta mais importante do ano foi a descoberta de um novo integrante da linhagem humana: o Homo naledi. A equipe do paleoantropólogo Lee Berger e do geólogo Paul Dirks, das universidades de Wits e James Cooks, respectivamente, trouxe à luz centenas de fósseis de um novo hominídeo, jamais identificado antes. E mais: o naledi pode ser um dos elos perdidos entre os australopitecos e nós. A importância das ossadas foi tamanha que reacendeu o debate sobre a classificação de novas espécies no gênero humano.
Reproduzido por: Blog do Wandilson

Receita do setor agrícola argentino cresce após medidas do governo

Receita do setor agrícola argentino cresce 100% após medidas do governo

O setor agrícola do país se beneficiou com as medidas como o fim do controle cambial e dos impostos e restrições à exportação.
No setor agrícola, o girassol foi o mais beneficiado. O milho e o trigo vêm na sequência com 78%. A soja ficou atrás com 38%. O setor agrícola também ganhou mais em dólares, embora as porcentagens tenham sido menores.
Uma das primeiras medidas do governo de Mauricio Macri foi dar ao setor agrícola uma injeção para revivê-lo. O principal motor da economia argentina vinha agonizando devido à diminuição dos preços internacionais dos grãos, à persistência dos altos impostos à exportação e ao atraso do tipo de câmbio. Tudo mudou em poucas semanas e agora os produtores rurais poderão vender com aumentos em pesos que irão de 40% a 100%, segundo o cultivo.
A aposta de Macri
O número de produtores rurais não é muito maior que o dos trabalhadores de um sindicato importante, cerca de 200.000. Mas muitas outras atividades, especialmente no interior, dependem do resultado do trabalho deles. E também muitas das variáveis-chave da macroeconomia. A aposta oficial é muito parecida com a dos primeiros anos de governo de Néstor Kirchner, quando a bonança do setor agrário se espalhou para o resto da sociedade. Só isso explica que se permita que produtores rurais que plantaram em 2015 com um dólar de 6 ou 7 pesos colham em 2016 com uma divisa próxima dos 14 pesos.

Pelo efeito combinado do salto desvalorizador provocado pela saída do controle cambial e pela diminuição dos impostos à exportação (que atuam deprimindo ainda mais o chamado “dólar agrícola”) de antes das eleições até a semana passada, o tipo de câmbio agrário melhorou 81% para o milho (de 7,6 pesos para 13,75 pesos), 88% para o trigo (de 7,3 pesos para 13,75 pesos) e 118% para o girassol (de 6,3 pesos para 13,75 pesos). Para a soja o impacto das medidas é menor, porque o governo manteve os impostos à exportação em 30% em vez de levá-los a 0%, como no resto dos grãos. Ainda assim, a melhora do dólar da soja chegou em poucas semanas a 52%: passou de 6,3 pesos para 9,6 pesos.
“Claramente a cadeia agroindustrial é um dos setores mais beneficiados pelas novas medidas econômicas, enquanto que em termos relativos produtos como o milho, o girassol e o trigo ganharam muito mais do que a soja”. Essa foi a avaliação de dois analistas da Bolsa de Rosário, Emilce Terre e Sofía Corina.
Um relatório da entidade mostrou que a melhoria dos preços em pesos para o produtor, da sexta-feira 23 de outubro até a última sexta-feira 8 de janeiro, foi um pouco menor, de 78% para o trigo e o milho, de 100% para o girassol e de apenas 38% para a soja. Isso acontece em alguns casos por causa das distorções no mercado denunciadas pelas entidades rurais.
Injeção de pesos
Mas também, e principalmente, porque os preços em dólares prolongaram suas quedas. Segundo o especialista Ricardo Baccarín, ao longo de 2015 foram registradas baixas de 21% para o trigo, 16% para o milho e 13% para a soja no Mercado de Chicago. Juan Manuel Garzón, da Fundación Mediterránea, calculou que em 2016 a soja poderia cair mais 11%.
A injeção de pesos para a agricultura pampeana (em dólares, o aumento dos preços para o produtor foi bem menor, entre 20% e 37%, e não chegou à soja) deveria ter efeito imediato sobre os balanços das empresas agrícolas, mas nada assegura que os benefícios perdurarão no médio prazo, especialmente se o governo macrista não for bem-sucedido em seu próximo grande objetivo: controlar a inflação.
“Os custos de produção provavelmente se acoplarão aos valores do mercado atual. Em consequência, os lucros extraordinários dessa safra – por ter plantado com um dólar de 9 pesos e colhido com um dólar de 14 pesos -, serão simplesmente isso: ‘extraordinários’”, avisaram as especialistas da Bolsa de Rosario. Elas recomendaram focar agora em melhorias sistêmicas, como incorporar tecnologia, melhorar a comercialização e fazer obras de infraestrutura pendentes.
O setor agrícola poderá retomar seu crescimento a partir da safra 2016/17. A injeção chegou tarde, quando a superfície de plantio já estava quase definida. Por isso, a nível oficial se estima que a colheita 2015/16 será de um pouco mais de 100 milhões de toneladas e será bastante similar à dos últimos anos.
Por Matías Longoni
Fonte: O Clarin
Reproduzido por: Blog do Wandilson

VISITE-NOS