domingo, 23 de outubro de 2016

5 espécies recém-descobertas que surpreenderam a ciência

Cinco espécies surpreendentes selecionadas pelo Instituto Internacional da Exploração das Espécies


ESCONDIDINHO DE PÓLEN
Espécies: Embora tenha 6 m de altura e copa com 10 m de diâmetro, a árvore Sirdavidia solannonademorou para ser identificada. Ela quase não se destacava nas densas florestas do Gabão. As abelhas, porém, já a conhecem muito bem e têm até uma técnica especial para extrair o pólen de suas flores.

NOVO VELHO HOMEM
O mais novo indivíduo do gênero Homo, o naledi, está cercado de mistérios. Do jeito que os ossos foram encontrados, fica difícil datar a época em que ele viveu e, consequentemente, qual foi seu papel no processo evolutivo. Por enquanto, só sabemos que ele viveu na África.

A PLANTA DA SELFIE
Drosera magnifica foi encontrada em Minas Gerais, por causa do Facebook. Pesquisadores notaram a planta desconhecida na foto de um usuário que registrou sua caminhada pelas montanhas próximas de Governador Valadares. Foram averiguar e descobriram que ela é uma planta carnívora!

UMA ENTRE TANTAS
Mesmo com 1,8 m de comprimento, a tartaruga Chelonoidis donfaustoi, na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos, quase passou despercebida. Pesquisadores a confundiam com outra espécie, a Chelonoidis porteri. Quando a descobriram, batizaram-na em homenagem a Don Fausto, um guarda florestal que trabalhou por 43 anos na ilha.

OLHA QUE COISA MAIS BONITINHA!
O novo candidato a peixe mais feio do mundo, Lasiognathus dinema, possui uma protuberância na testa com uma extremidade bioluminescente para atrair suas presas. Além disso, sua mandíbula se inflama, enrolando seus lábios e projetando os dentes na água. A belezura foi encontrada no Golfo do México.
Por Felipe Sali
FONTES Instituto Internacional para a Exploração de Espécies e Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri (MNCN)
Próximo estaremos publicando cada partes das cinco descobertas relacionadas acima, como parte de conhecer a história contada pelos estudos feitos. Assim estaremos contribuindo para o mundo do conhecimento sobre as estranhas espécies que habitam o planeta.

E se a Terra tivesse anéis como Saturno?

Se nosso planeta fosse rodeado por auréolas como as de Saturno, a aparência do céu seria bem diferente…


Nossa visão do céu seria bem diferente. A exemplo de Saturno, os anéis estariam entre 7 mil e 80 mil km acima da superfície, posicionados acima da Linha do Equador. As pessoas próximas a essa linha veriam os anéis como uma faixa estreita no céu. Quem estivesse em latitudes mais elevadas, porém, conseguiria observar melhor. Na Groenlândia, por exemplo, seria possível ver nitidamente o anel

PEDRA E GELO

A composição dos anéis de Saturno é 99,9% de água congelada. Portanto, se na Terra fosse igual, não haveria risco de queda de detritos, pois qualquer fragmento que entrasse na atmosfera evaporaria por fricção. E se os anéis fossem de formações rochosas? O risco de quedas ainda seria baixo, segundo Gustavo Porto de Mello, astrônomo da UFRJ

OLHA A CABEÇA!

O anel não iria interferir com os ônibus espaciais, que chegam a apenas 600 km da superfície, e nem com a Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a 420 km acima do nível do mar. No entanto, os satélites geoestacionários, que ficam 36 mil km acima da superfície, não poderiam orbitar a linha do Equador, necessitando de outro posicionamento

ERA DE SOMBRAS

Os anéis são muito finos (menos de 1 km de espessura), mas poderiam provocar sombra nas regiões mais distantes do Equador. Não dá para estimar exatamente quanta luz o planeta deixaria de receber, mas as consequências poderiam ser catastróficas. A diminuição poderia causar mudanças em correntes marítimas, alterações no clima e problemas no cultivo de lavouras, gerando fome.


Por Lucas Baptista

VISITE-NOS