segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Como ocorre a Fecundação Humana?

Como ocorre a Fecundação Humana?

A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião.
fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.

O Passo-a-Passo da Fecundação

O processo de fertilização envolve diversos aspectos até que seja formado o zigoto. Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam uma verdadeira maratona até chegarem ao óvulo.

Esquema mostrando as fases da fecundação humana desde a ovulação até a nidação.
Atração Irresistível!
Os espermatozoides são atraídos por substâncias químicas liberadas pelo óvulo e nadam em busca dele.
Além disso, substâncias do sêmen estimulam as contrações da musculatura do útero, que juntamente com os movimentos dos flagelos, levam os espermatozoides até a tuba uterina.

Representação dos gametas masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo).

Milhares tentam chegar ao óvulo, mas só um consegue!

Milhares de espermatozoides morrem no caminho, uma vez que o ambiente vaginal é ácido e há células de defesa prontas para eliminar os “invasores”.
No entanto, outros milhares de “sobreviventes” continuam juntos a lutar contra as barreiras para entrarem no óvulo.
Ao encostar nas camadas mais externas do óvulo, acontece uma reação no acrossomo dos espermatozoides liberando enzimas digestivas que ajudam a dispersar as células foliculares.
Quando o primeiro espermatozoide atingir a membrana vitelínica, mais interna, impedirá a entrada de outros.

O processo de fertilização do óvulo.

Acontece a Fertilização

Inicia-se o fenômeno chamado fertilização com a fusão das membranas dos gametas, além da secreção dos grânulos corticais que formam barreira à entrada de outros espermatozoides.
Com a entrada do espermatozoide suas estruturas fundem-se ao óvulo, assim os corpos basais do flagelo originam os centríolos do zigoto, o resto do flagelo e as mitocôndrias degeneram.
O ovócito secundário (na verdade, o óvulo é um ovócito secundário, uma vez que a divisão meiótica é interrompida durante a ovulogênese) completa sua divisão, formando um corpo polar secundário e o pronúcleo feminino.
O núcleo do espermatozoide aumenta de volume originando o pronúcleo masculino.
Acontece a união dos conteúdos dos pronúcleos masculino e feminino, processo chamado cariogamia. É nesse momento que é originado o zigoto, a primeira célula do novo ser.
Essa etapa costuma ocorrer nas primeiras 24 horas após a entrada dos espermatozoides no útero.

Clivagens do Zigoto


Clivagens e formação do embrião.
A partir da formação do zigoto começa um processo de divisões celulares que originará muitas células.
Essas segmentações ou clivagens do zigoto marcam o início do desenvolvimento embrionário.
Quando chega a um estágio chamado blastocisto, o embrião poderá se implantar na parede uterina.
A primeira clivagem ocorrer cerca de 24 horas após a fertilização, portanto no 2º dia após as relações sexuais e o blastocisto é formado entre o 4º e o 7ºdia.

Nidação e Início da Gravidez


Se houver implantação ou nidação do blastocisto na parede do endométrio uterino, iniciará a gravidez, caso contrário ele será eliminado junto com a menstruação. A nidação ocorre por volta de 1 semana após fecundação.

Gêmeos Dizigóticos e Monozigóticos

Eventualmente se a mulher liberar dois ovócitos ou mais durante a ovulação, e ambos forem fecundados, serão formados dois zigotos que originarão dois embriões com características diferentes.
Se os embriões fizerem a nidação e se desenvolverem, nascerão gêmeos dizigóticos,também chamados fraternos ou bivitelinos.
Se um único zigoto durante as clivagens se separar e formar dois embriões, eles terão as mesmas características, sendo chamados gêmeos monozigóticos ou univitelinos.
Dependendo do estágio em que ocorre a divisão do zigoto em dois embriões, eles poderão ter a própria placenta e bolsa amniótica ou compartilhá-la.
Na maioria dos casos, esse processo ocorre entre o 4º e o 10º dias do desenvolvimento embrionário, de tal forma, que cada embrião tem seu cordão umbilical mas compartilham a mesma placenta e bolsa amniótica.
Fertilização Artificial
Na espécie humana a fecundação acontece naturalmente durante a relação sexual, mas também pode ser feita artificialmente em laboratório, através de um processo chamado fertilização in vitro.
Na fertilização in vitro os óvulos são fertilizados fora do corpo da mulher e depois introduzidos dentro do útero para que ele possa se desenvolver.
Entretanto, muitas vezes o óvulo fecundado não consegue se fixar na parede do endométrio e se desenvolver, por isso é comum que tenha que se repetir o processo.
Fonte: Toda Materia

Rodrigo Janot responde a Lula e diz que não é religioso

Ex-presidente afirmou que havia um “pacto diabólico” para incriminá-lo na Lava-Jato

Rodrigo Janot
BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, num evento em São Paulo, na quinta-feira, apontou a existência de um “pacto diabólico” entre o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público e as empresas de comunicação para incriminá-lo nas investigações da Operação Lava-Jato. Janot afirmou que o ex-presidente, como qualquer outra pessoa, é livre para expressar opiniões.
— O que eu posso dizer é que eu não sou religioso — afirmou, ao responder uma pergunta sobre o assunto durante um café com jornalistas nesta sexta-feira.
A declaração de Lula foi dada durante o lançamento da campanha “Por Um Brasil para Todos e pra Lula”, que conta com a adesão de artistas, lideranças políticas e intelectuais. O ex-presidente é réu em três ações relacionadas à Lava-Jato. Duas das ações correm no Justiça Federal do Distrito Federal e uma em Curitiba.
O procurador-geral também ressaltou que não se pode aceitar retrocesso na Operação Lava-Jato. Ele chegou a comparar o avanço na Lava-Jato a uma vara que, se não for devidamente quebrada, pode retornar como um chicote contra os agentes públicos encarregados do combate aos desvios de dinheiro público.
– Nós chegamos a esse ponto da investigação. Envergamos uma vara. Se agora isso não prossegue, essa vara volta chicoteando todo mundo. Essa vara tem que ser quebrada.
No encontro com jornalistas, Janot também criticou a tentativa de parlamentares e lobistas ligados a empreiteiras da Lava-Jato de aprovar projeto de lei com a exclusão do Ministério Publico e do Tribunal de Constas, entre outras instituições, nas negociações relacionadas a acordos de leniência. Janot adverte que, sem a participação do Ministério Público, eventuais acordos de leniência não teriam qualquer reflexo nas investigações criminais, ou seja, não livra da prisão os executivos das empresas.
Fonte: O Globo.com

Estudante desenvolve projeto para ajudar quem tem intolerância à lactose

Estudante desenvolve projeto para ajudar quem tem intolerância à lactose

Cápsula para intolerância a lactose
Pensando em facilitar a vida de milhares de pessoas que têm intolerância à lactose, substância presente no leite e derivados, a estudante Maria Vitória Valoto, de 16 anos, desenvolveu cápsulas reutilizáveis que tornam o produto bom para aqueles para os quais o consumo é contraindicado. Com o projeto, Maria Vitória  tornou-se, aos 16 anos, uma das 16 finalistas da Google Science Fair 2016, que teve inscritos de todo o mundo.
Aluna do ensino médio na cidade paranaense de Londrina (Paraná). ela será a primeira estudante brasileira a participar da cerimônia entrega de prêmios aos vencedores da competição, que busca ideias para tornar o mundo melhor por meio da ciência e engenharia.
 A cápsula desenvolvida por Maria Vitória tem a enzima lactase, responsável pela “quebra” da lactose. As cápsulas devem ser colocadas em um recipiente com leite e, de quatro a cinco horas depois, o leite está próprio para o consumo de quem tem intolerância à lactose.
O interesse da estudante pela ciência foi estimulado pela escola, que tem iniciação científica como disciplina. A sugestão para a pesquisa veio da Universidade Norte do Paraná (Unopar), e Maria Vitória não teve dúvidas em trabalhar com o tema da intolerância à lactose, problema que acompanha de perto com o pai. Durante seis meses, ela trabalhou no projeto até chegar ao resultado.
“Quando comecei a desenvolver o projeto científico queria algo que tivesse impacto social legal, que fizesse a diferença. Eu via meu pai dentro de casa e fui pesquisar quantas pessoas têm intolerância. Vi que o problema existe na casa de milhares de pessoas e que eu poderia ajudar a muita gente”, conta a estudante do 2° ano do ensino médio do Colégio Interativa.
Segundo Maria Vitória, a ideia é inovadora, porque atualmente existem poucos medicamentos para uso direito no leite e, ao ter a possibilidade de reutilizar a cápsula, o custo fica menor.
Maria Vitória disse que, com o auxílio de professores, continua trabalhando no aperfeiçoamento da pesquisa. Para a estudante, a experiência tem trazido amadurecimento e a ajudou a definir o futuro profissional.
“Com o projeto, amadureci bastante, não tinha noção do que queria fazer na faculdade e agora tenho noção de que quero trabalhar na área da saúde, quero fazer farmácia. E aprendi a lidar com frustrações – isso a gente aprende com a iniciação científica”, afirmou.
Para a estudante, seria ótimo que o incentivo à iniciação científica nas escolas fosse comum em todo o país. “É muito bom ver o brilho nos olhos dos jovens querendo fazer a diferença. Seria um incentivo para fazer um Brasil melhor.”
A final do Google Science está marcada para setembro, nos Estados Unidos. Maria Vitória concorre com estudantes dos Estados Unidos, da África do Sul, da Índia, de Singapura, da Zâmbia, da Malásia, de Bangladesh e da Arábia Saudita. Entre os finalistas, há projetos de combate à seca, detecção de câncer e desenvolvimento da memória com uso de logarítimos.
Fonte: Terra

Atividade: As partes vegetativas – Plantas

Atividade: As partes vegetativas – Plantas
1. Observe as imagens de uma célula animal e uma célula vegetal. Qual delas é de uma célula? Justifique a resposta.
 Células
A figura 2 representa a célula vegetal,  que possui parede celular, formada por uma densa rede de açúcares e lignina que forma um envoltório resistente às células. A parede celular confere rigidez ao “corpo” da planta. 
2. Cite as principais diferenças entre uma célula animal e uma célula vegetal. 
A célula vegetal possui parede celular, um grande vacúolo central, e clitoplastos.  As demais organelas e a membrana celular são semelhantes às encontradas na célula animal. 
3. Qual é a principal função dos cloroplastos? Que tipo de energia eles utilizam ? 
A principal função dos cloroplastos é a fotossíntese.  Nos cloroplastos encontramos a clorofila,  pigmento que absorve a energia proveniente dos raios de sol. 
4. Os vegetais possuem basicamente dois tipos de tecidos.
a) quais são esses tecidos e qual é a principal característica que os diferencia?
Os dois principais tipos de tecido de uma planta são os tecidos embrionários (os meristemas) e os tecidos adultos, que se originam a partir dos embrionários.  
b) qual é a função dos me riste mas primários ? Onde eles se situam?
Os meristemas primários estão associados ao crescimento em altura da planta e ao crescimento de galhos e raízes.  Nas extremidades dos caules, raízes e galhos há meristemas dos caules, raízes e galhos há meristemas primários.  
5. Quais são os dois tecidos responsáveis pela sustentação das plantas? Qual a principal diferença entre eles ?
Os dois tecidos relacionado à sustentação da planta são o esclerenquima e o colenquima.  O esclerenquima é formado por células mortas em função do acúmulo de ligo na (a ligo na impermeabiliza as células,  impedindo trocas de nutrientes com outras células vivas, presente principalmente nas partes mais jovens da planta; pode estar presente, em algumas células,  um depósito extra de celulose reforçando algumas regiões da parte celular.  
6. Quais são as partes de uma raiz? Cite suas funções. 
A raiz é formada por uma zona de transição, localizada entre o caule e a raiz; uma zona de ramificação, a partir da qual saem raízes laterais que auxiliam na sustentação da planta e na absorção de nutrientes; a zona pilífera, relacionada com absorção de nutrientes (água e sais minerais); a zona de crescimento, ou zona lisa, relacionada ao crescimento da raiz por meio de alongamento das células formadas na região meristemática; a zona meristemática, responsável pela formação de novas células; e a coifa, ou caipira, que protege a zona meristemática e produz substâncias que promovem o crescimento geotrópico da raiz. 
7. Leia o texto a seguir e depois responda às questões no caderno.
As plantas podem produzir mais alimento do que aquele de que necessitam. O excesso é armazenado para ser utilizado em épocas do ano em que as condições são mais desfavoráveis. Sem luz do sol suficiente, como acontece muitas vezes no inverno, as plantas diminuem a realização de fotossíntese e utilizam as reservas que armazenam durante as estações do ano mais favoráveis.  
a) cenoura, nabo, rabanete, beterraba e batata-doce são exemplos de raízes ou de caules que acumulam reservas?
As plantas citadas são raízes.  
b) qual a importância das raízes tuberosas para o ser humano?
As raízes tuberosas,  ou seja, aquelas que armazenam amido, são muito utilizadas para a alimentação dos humanos.  
8. Explique qual a vantagem de às raízes de plantas que vivem em mangue ais formarem projeções que crescem acima do solo.
As plantas que habitam áreas de manguezais estão sujeitas a alegações periódicas, que deixam o solo bastante instável; a formação de raízes aérea auxilia na fixação da planta neste tipo de solo. 
9. Em que partes do caule surgem novos ramos?
Os novos ramos surgem nas gemas terminais e auxiliares, que são regiões meristematica.  
10. Observe as fotografias, que mostram dois tipos diferentes de tropismo?, e responda às questões. 
a) qual é o tropismo representado na imagem à esquerda?
Geotropismo.  
b) qual é o tropismo representado na imagem a direita? 
Fototropismo. 
11. A figura A mostra uma balança com um peso em um prato e no outro um vaso com terra e planta. A figura B mostra o que aconteceu depois de algumas semanas. Nesse o período, a planta foi regada, a quantidade de terra não mudou e nada foi colocado nela. No momento indicado na figura B, as condições de umidade da terra eram as mesmas que as da figura A. Identifique as substâncias que foram utilizadas pela planta na produção da massa adicional por ela adquirida. Justifique sua resposta.
Figura 1                                                     Figura 2
 

A planta utilizou a água (que foi adicionada para rega-la) e, junto com o gás carbônico da atmosfera e a energia absorvida da luz do sol, produziu glicose, que foi utilizada na constituição de novas folhas e ramos, e oxigênio.  Este processo descrito é o da fotossíntese.  
12. Pela planta circulam substâncias que a nutrem. Cite os nomes das estruturas que participam desse processo e o caminho percorrido por essas substâncias. 
O transporte de nutrientes é feito pelos vasos condutores, o xilema e o floema. O xilema transporta água e sais minerais, absorvido pela raiz, para o restante da planta; este transporte é unidirecional. O floema transporta a glicose e outros nutrientes derivados de processos metabólicos das folhas para o restante da planta; esse transporte não é unidirecional. 
Fonte: Livro Didático. jornadas.cie – Editora Saraiva – 2014, 2015, 2016 – FNDE

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