sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Zika: Verdades, mentiras e dúvidas sobre o vírus

Zika: Especialistas esclarecem os principais pontos a respeito da epidemia

Em meio à epidemia de zika no país, O GLOBO ouviu especialistas de institutos de pesquisa nacionais com o intuito de esclarecer as formas de transmissão, os métodos de prevenção e corrigir equívocos a respeito do contágio pelo vírus.
Transmissão
Outros mosquitos transmitem zika?VERDADE
Outros mosquitos do gênero Aedes são capazes de transmitir zika, mas no Brasil só são encontrados em ambiente silvestre. O Aedes albopictus já circula em áreas urbanas, mas ainda não foi relatado caso de infecção pelo mosquito no país. A Fiocruz também estuda a transmissão pelo culex, conhecido como muriçoca ou pernilongo.Quem pega zika não pode ser contaminado outra vez?HÁ CONTROVÉRSIAS
A princípio quem já foi infectado com o vírus se torna imune. No entanto, especialistas dizem que é preciso investigar mais.
 
É possível pegar dengue, zika e chicungunha ao mesmo tempo?
HÁ CONTROVÉRSIAS
Ainda não há comprovação, mas é provável. Um grupo de pesquisadores da Colômbia anunciou a primeira ocorrência simultânea das três doenças. Já havia relatos de confecção por dengue e chicungunha. Não se sabe se um único mosquito as transmitiu.
Quem já teve dengue pode ter complicações mais graves se pegar zika?
HÁ CONTROVÉRSIAS
Pesquisadores investigam se quem já foi infectado com dengue, quando contaminado com o zika, pode ter mais chances de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré, que provoca fraqueza muscular e paralisia.
Prevenção
 
Os ovos do mosquito podem sobreviver em recipientes sem água?
 
VERDADE
Os ovos em que já há embrião formado sobrevivem por um ano e meio, mesmo se o local estiver seco. Se houver novamente contato com a água, eles ficam ativos e rapidamente se transformam em mosquitos. Por isso, é importante também esfregar com uma esponja possíveis focos.Água sanitária mata larvasVERDADE
Para Denise Valle, do IOC/Fiocruz, a água sanitária é recomendada apenas em casos de infestação de larvas e funciona no curto prazo. Por ser volátil, o cloro presente na substância diminui com o passar do tempo. Silvia Cavalcanti, da UFF, diz que é possível utilizá-la em um intervalo regular de uma semana, período entre o depósito de ovos e o nascimento do mosquito. O uso de pastilhas de cloro, comuns na manutenção de piscinas, em pequenos recipientes é perigoso, já que, nessas condições, podem ser tóxicas.
O fumacê pode tornar o mosquito mais resistente?
O uso preventivo de fumacê não é recomendado. Ele deve ser aplicado por órgãos públicos competentes como medida complementar para o controle do vetor na fase adulta. Dos cinco produtos para controle químico de mosquitos autorizados pela Anvisa, quatro apresentam piretróides, composto que já não tem efeito sobre mosquitos encontrados no país, alerta Denise Valle, do IOC/Fiocruz. Eles se tornaram resistentes pelo uso excessivo desses inseticidas pela população em geral.
Repelentes são o método mais eficiente de prevenção?
HÁ CONTROVÉRSIAS
Eliminar criadouros é mais eficiente. Os repelentes ajudam a evitar o contato com o Aedes, mas não devem ser a principal estratégia. É importante usar produtos autorizados pela Anvisa. Repelentes caseiros, como a mistura de cravo-da-índia com álcool, não têm comprovação garantida. Não basta apresentarem princípios ativos que afastam o mosquito, se não houver formulação adequada.
Grávidas não devem usar repelentes?
MENTIRA
A Anvisa esclarece que não há qualquer impedimento para repelentes registrados. A agência afirma que o uso de produtos à base da substância Deet é seguro em gestantes, mas não é recomendado para crianças com idade menor que 2 anos.
Ingerir vitamina B, cebola, alho e inhame, usar vela de citronela e aplicar borra de café nos vasos de plantas ajudam a afastar o mosquito?
HÁ CONTROVÉRSIAS
Atenção para a falsa sensação de segurança. Embora não haja comprovação científica, as medidas podem funcionar, mas o custo benefício é pequeno, e o efeito é temporário. A eficácia depende do organismo de cada um. Colocar a borra de café em vasos de plantas não é prático, pois demanda limpeza constante para se evitar a presença de fungos. A vela de citronela pode gerar desconforto, já que o ar do ambiente fica saturado com a essência.
Usar roupas claras diminui a chance de ser picado?
HÁ CONTROVÉRSIAS
Para Denise Valle, do IOC/Friocruz, não há comprovação, mas peças claras facilitam a identificação do mosquito. Sílvia Cavalcanti, da UFF, destaca que o mosquito prefere ambientes com menos luz, quando descansa, e que se sente atraído por altas temperaturas, o que explicaria a preferência por roupas de tons escuros.
O mosquito transgênico pode ajudar a controlar a epidemia?
VERDADE
Há duas alternativas para auxiliar o controle da infestação do mosquito. Uma consiste na técnica de modificação genética, já usada na agricultura para combater pragas. Um mosquito macho transgênico com menos tempo de vida e infértil é criado em laboratório. A outra funciona com a aplicação de uma bactéria presente na maioria dos mosquitos, mas não encontrada no Aedes aegypti. Por causa da bactéria, a linhagem formada tem menos tempo de vida, chances menores de se infectar e alta capacidade de passar adiante essas características à prole.
Hábitos do mosquito
Publicidade
O Aedes aegypti só ataca durante o dia?
MENTIRA
O mosquito tem hábitos diurnos e picos de atividade pela manhã e no fim da tarde, mas pode atacar durante a noite.
O Aedes tem baixa capacidade de voo?
MENTIRA
As fêmeas do mosquito podem voar por até um quilômetro em busca de recipientes apropriados para depositar ovos. Por outro lado, o Aedes aegypti só costuma se locomover quando procura sangue e criadouros. Nas residências, é encontrado normalmente em paredes e móveis, mas pode alcançar áreas altas, como caixas d’água. Os ovos e o próprio mosquito adulto podem ser facilmente transportados de um lugar para outro em sacolas, carros e elevadores, chegando ao alto de prédios.
O mosquito só deposita ovos em água limpa?
HÁ CONTROVÉRSIAS
O Aedes prefere água limpa e parada, mas é preciso ter atenção quanto à definição do que é água limpa. A presença de matéria orgânica em pequena quantidade na água não impede que o mosquito ponha ovos.
Ventilador e ar-condicionado inibem a picada do mosquito?
VERDADE
O mosquito não voa quando está ventando, e as temperaturas mais frias tendem a deixá-lo parado, o que ajuda a evitar as picadas.
Mulheres são mais suscetíveis a picadas?
MENTIRA
Não há comprovação de que as mulheres são mais picadas que os homens. A pesquisadora Denise Valle, do IOC/Fiocruz, lembra que pode haver relação com os hábitos do Aedes aegypti, que costuma atacar durante o dia e dentro de casa.

Fonte: O Globo.com
Republicado por: Blog do Wandilson

 

VISITE-NOS