sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Audiência Pública discutiu a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental




O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolve pesquisas  relacionadas às cavernas de Felipe Guerra e arredores desde 2001, sendo constatado que a região apresenta um rico patrimônio natural com enorme potencial para ecoturismo e pesquisa científica. No entanto esse mesmo potencial restringe a realização de diversas outras atividades econômicas.
Assim, nos moldes da atual legislação ambiental, a utilização econômica dos recursos naturais na região será prejudicada se não forem viabilizadas alternativas sustentáveis à atual exploração dos recursos (mineração, agropecuária e exploração de recursos florestais).  Uma das alternativas seria a viabilização da criação de uma Unidade de Conservação na área, com foco na conservação do patrimônio espeleológico e seu uso indireto, fomentando a realização de pesquisas científicas e atividades turísticas e pedagógicas. Dessa forma, o uso sustentável do rico patrimônio natural da região seria incentivado.
De acordo com a situação exposta, a Câmara Municipal de Felipe Guerra realizou neste dia 07 de dezembro uma audiência pública no AUDITÓRIO DO COMDICA, que tratou de um tema muito importante para a sociedade felipense. Felizes daqueles qiue tiveram o privilégio de participar de uma discussão tão importante para Felipe Guerra e Região. Discutir a apresentação de uma proposta de criação de uma Unidade de Conservação para a proteção e uso sustentável do patrimônio espeleológico da região foi o tema da audiência.
A Câmara como a instituição que convocou a audiência pública esteve presente com seus vereadores, a Prefeitura Municipal estava representada pelo Sr. Prefeito Braz Costa e toda sua equipe de auxiliares. O importante é que todas autoridades no assunto em pauta que foram convidados estiveram presentes e assinaram uma carta de compromisso com a proposta de criação de uma Unidade de Conservação Ambiental.
Outras reuniões ainda irão acontecer para amadurecer a idéia e o importante é que a sociedade felipense participe das discussões fortalecendo a proposta que será muito importante para o município. todos só tem a ganharem, porque através desta criação se poderá estruturam um turismo ecológico de qualidade para colaborar com o crescimento do município.

VISITE-NOS