sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O discurso é a arma do bom político

Sabemos que todo bom político tem como arma um bom discurso, mas esse discurso pode se tornar arma contra si, quando o povo começa a perceber que a sua repetição torna-se demagógico e feliz com a má situação do outro. Para muitos políticos a dificuldade de seu opositor torna-se arma prioritária para se aproveitar da situação, pois até hoje não se vê nestes discursos, conteúdos que venham contribuir para uma que ação seja modificada com sua propositura. Há necessidade de se mudar com a forma de encarar as eleições, ou até mesmo o seu momento de mandato, porque o povo poderá descobrir que você não esteja feliz com a situação existente por causa de sua postura política, mas pelo fato de tirar proveito político da situação. É preciso entender que tipo de defesa será feito em prol do povo, pois no momento político das disputas eleitorais, opositores não ficam felizes com as boas ações desenvolvidas nos seus municípios, pois pra eles só interessam os discursos. Tem muitos políticos que não tem discurso, que não seja apontar as falhas dos outros, mas não se ver em nenhum momento apontarem soluções para se resolver estas falhas. Pra estes melhor um desastre de seu opositor para facilitar o seu desejo em alcançar o almejado.

PSD ganha dois vereadores em Felipe Guerra


Ao ser deferido como mais um partido políticos no país pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o PSD em nível de município de Felipe Guerra teve um ganho considerável nos quadros político atual, pois dos nove vereadores o partido recebeu a filiação de dois. Os Vereadores Otoniel Maia e Reginaldo Pascoal. Dois grandes nomes na política felipense, com história e com mandatos oriundos de uma militância de muito tempo. O mesmo não aconteceu em nível de Estado, quando se esperava que o partido já nascesse com seis deputados estaduais, apenas dois seguiram para a mais nova agremiação política do Estado do Rio Grande do Norte. Hoje os jornais davam conta de que os Deputados Estaduais, como: Ricardo Mota e Raimundo Fernando, ambos do PMN, Vivaldo Costa (PR) e Gustavo Carvalho (PSB) permaneciam nos seus partidos.
Há de se esperar as ultimas notícias que poderão acontecer e os quadros se alterarem até o fim do prazo eleitoral para as eleições do ano que vem, onde serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores de todos os municípios do país.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ao ler UOL Notícias do dia 02 deste mês, onde traz uma entrevistas com cientistas políticos falando da criação do PSD ( Partido Social Democrático), que obteve registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral nesses últimos dias, onde eles falam que o PSD é um PMDB repaginado.
Eles pegam como ponto de partida para suas declarações o que Kassab falou em momentos anteriores de que o novo partido não seria de esquerda, nem de direita e nem de centro, coisa que segundo os cientistas políticos dizem que é a mesma filosofia do PMDB.
Segundo Marcos Nobre, cientista político “O PSD é o PMDB com topete: não é uma cara nova, é uma expressão do peemedebismo, que nada mais é do que aderir ao governo, seja qual for e onde for, para conseguir conquistar um pedaço do Estado”. Para Fernando Abrucio, “O 'PMDB do B' [o PSD] não traz nada de novo, repete o mesmo, com mais maestria. Não nasce como um partido com projeto, com um ponto de vista programático, nem tem base social. Talvez até o PMDB tenha mais gente com ideias”.
Mesmo que após o registro com seus pessedistas lançando um manifesto de que a principal bandeira do partido seria a defesa de uma Assembleia Nacional Constituinte para 2014, não tirou o pensamento de Claudio Couto quando ele afirma que o partidonão tem conteúdo.  “É uma tentativa de conferir conteúdo a um partido sem conteúdo. Não vejo com seriedade. É uma tentativa de mostrar que eles têm algum tipo de proposta”, afirma Cláudio Couto.
Há pouco tempo se tinha em alguém algo que poderia se falar de bem, mas não dizia. Outro dia falaria de mal de quem um dia falaria de bem, bastava ser alguém que estivesse na mesma forma de pensamento ou de ideais. Assim é a política para aqueles que só pensam em si. Diante deste quadro se desenha aquilo que os políticos adoram a viver, que é a disponibilidade de sempre está falando de alguém. Não importa se goste deste alguém ou que este alguém venha a dificultar um propósito seu. É assim aqui, como também poderá ser em algum lugar.
Aos amigos que tem na política a forma de expressar sentimentos próprios ou ideias de quem quer que seja desde que estas ideias tenham propósitos de contribuir para a democracia, ela será válida para postular projetos que venham ao alcance das necessidades de um povo. Fazer política é pensar em todos que dela participe e não apenas com o propósito de que só você servirá para o feito e não respeitar as postulações de outros. A política é feita por nomes de grandes vultos da história para servir de exemplos para os ingressantes e aqueles que ainda permanecem na ativa. A política é feita para expor o que você tem de melhor e ser respeitado na sua conduta, mesmo não sendo a melhor, mas que o pouco que ofereça sirva de subsídio para a formação de uma bandeira sólida na composição do que venha ser de melhor para o momento atual vivido. Num momento em que poucos acreditam que a política seja a porta ideal para uma sociedade bem servida.
O quadro atual de nossa história política leva a crer que está se iniciando um cenário capaz de consolidar as esperanças de uma nova era para a política. Seja no cenário nacional, estadual e municipal. Devemos compor com o que se tem de melhor e esquecer as vaidades e não deixar se levar por aqueles que não têm a mesma capacidade de entender o que seja melhor para todos, esquecendo que muitas das vezes aquilo que é bom pra você poderá não ser bom para os demais. A política foi feita para todos. E num processo democrático será necessário ouvir para poder expor suas pretensões e não atrapalhar as decisões que a maioria gostaria de tomar.
Assim escrevo estes pequenos parágrafos que podem não levar a lugar nenhum, mas que jogando palavras fora neste espaço você poderá me ajudar a construir outros parágrafos melhores para os leitores apreciarem.

VISITE-NOS