segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atividade: As partes vegetativas – Plantas

Atividade: As partes vegetativas – Plantas
1. Observe as imagens de uma célula animal e uma célula vegetal. Qual delas é de uma célula? Justifique a resposta.
 Células
A figura 2 representa a célula vegetal,  que possui parede celular, formada por uma densa rede de açúcares e lignina que forma um envoltório resistente às células. A parede celular confere rigidez ao “corpo” da planta. 
2. Cite as principais diferenças entre uma célula animal e uma célula vegetal. 
A célula vegetal possui parede celular, um grande vacúolo central, e clitoplastos.  As demais organelas e a membrana celular são semelhantes às encontradas na célula animal. 
3. Qual é a principal função dos cloroplastos? Que tipo de energia eles utilizam ? 
A principal função dos cloroplastos é a fotossíntese.  Nos cloroplastos encontramos a clorofila,  pigmento que absorve a energia proveniente dos raios de sol. 
4. Os vegetais possuem basicamente dois tipos de tecidos.
a) quais são esses tecidos e qual é a principal característica que os diferencia?
Os dois principais tipos de tecido de uma planta são os tecidos embrionários (os meristemas) e os tecidos adultos, que se originam a partir dos embrionários.  
b) qual é a função dos me riste mas primários ? Onde eles se situam?
Os meristemas primários estão associados ao crescimento em altura da planta e ao crescimento de galhos e raízes.  Nas extremidades dos caules, raízes e galhos há meristemas dos caules, raízes e galhos há meristemas primários.  
5. Quais são os dois tecidos responsáveis pela sustentação das plantas? Qual a principal diferença entre eles ?
Os dois tecidos relacionado à sustentação da planta são o esclerenquima e o colenquima.  O esclerenquima é formado por células mortas em função do acúmulo de ligo na (a ligo na impermeabiliza as células,  impedindo trocas de nutrientes com outras células vivas, presente principalmente nas partes mais jovens da planta; pode estar presente, em algumas células,  um depósito extra de celulose reforçando algumas regiões da parte celular.  
6. Quais são as partes de uma raiz? Cite suas funções. 
A raiz é formada por uma zona de transição, localizada entre o caule e a raiz; uma zona de ramificação, a partir da qual saem raízes laterais que auxiliam na sustentação da planta e na absorção de nutrientes; a zona pilífera, relacionada com absorção de nutrientes (água e sais minerais); a zona de crescimento, ou zona lisa, relacionada ao crescimento da raiz por meio de alongamento das células formadas na região meristemática; a zona meristemática, responsável pela formação de novas células; e a coifa, ou caipira, que protege a zona meristemática e produz substâncias que promovem o crescimento geotrópico da raiz. 
7. Leia o texto a seguir e depois responda às questões no caderno.
As plantas podem produzir mais alimento do que aquele de que necessitam. O excesso é armazenado para ser utilizado em épocas do ano em que as condições são mais desfavoráveis. Sem luz do sol suficiente, como acontece muitas vezes no inverno, as plantas diminuem a realização de fotossíntese e utilizam as reservas que armazenam durante as estações do ano mais favoráveis.  
a) cenoura, nabo, rabanete, beterraba e batata-doce são exemplos de raízes ou de caules que acumulam reservas?
As plantas citadas são raízes.  
b) qual a importância das raízes tuberosas para o ser humano?
As raízes tuberosas,  ou seja, aquelas que armazenam amido, são muito utilizadas para a alimentação dos humanos.  
8. Explique qual a vantagem de às raízes de plantas que vivem em mangue ais formarem projeções que crescem acima do solo.
As plantas que habitam áreas de manguezais estão sujeitas a alegações periódicas, que deixam o solo bastante instável; a formação de raízes aérea auxilia na fixação da planta neste tipo de solo. 
9. Em que partes do caule surgem novos ramos?
Os novos ramos surgem nas gemas terminais e auxiliares, que são regiões meristematica.  
10. Observe as fotografias, que mostram dois tipos diferentes de tropismo?, e responda às questões. 
a) qual é o tropismo representado na imagem à esquerda?
Geotropismo.  
b) qual é o tropismo representado na imagem a direita? 
Fototropismo. 
11. A figura A mostra uma balança com um peso em um prato e no outro um vaso com terra e planta. A figura B mostra o que aconteceu depois de algumas semanas. Nesse o período, a planta foi regada, a quantidade de terra não mudou e nada foi colocado nela. No momento indicado na figura B, as condições de umidade da terra eram as mesmas que as da figura A. Identifique as substâncias que foram utilizadas pela planta na produção da massa adicional por ela adquirida. Justifique sua resposta.
Figura 1                                                     Figura 2
 

A planta utilizou a água (que foi adicionada para rega-la) e, junto com o gás carbônico da atmosfera e a energia absorvida da luz do sol, produziu glicose, que foi utilizada na constituição de novas folhas e ramos, e oxigênio.  Este processo descrito é o da fotossíntese.  
12. Pela planta circulam substâncias que a nutrem. Cite os nomes das estruturas que participam desse processo e o caminho percorrido por essas substâncias. 
O transporte de nutrientes é feito pelos vasos condutores, o xilema e o floema. O xilema transporta água e sais minerais, absorvido pela raiz, para o restante da planta; este transporte é unidirecional. O floema transporta a glicose e outros nutrientes derivados de processos metabólicos das folhas para o restante da planta; esse transporte não é unidirecional. 
Fonte: Livro Didático. jornadas.cie – Editora Saraiva – 2014, 2015, 2016 – FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arsip Blog

VISITE-NOS