quinta-feira, 18 de julho de 2013

Massa enfurecida!





Ontem a partir das três horas da tarde Asunción-Py viveu mais um de seus dias de decisão no futebol internacional. Jogo de Olímpia e Atlético Mineiro na decisão da Taça Libertadores da América, sendo este, o primeiro jogo da decisão. Para os paraguayos a decisão já seria nesta partida, pois o grito de ‘rumo ao título mundial’ foi cantado durante todo o dia nas ruas de Asunción.



A avenida Cólon é o principal acesso ao Estádio Defensores del Chaco onde se realizou a partida. Assisti de perto cenas de fanatismo; os torcedores aqui incorporam a rivalidade. São bandeiras, faixas, bonés, camisas; pessoas de carros cobertos com grandes bandeiras, de ônibus, a pé, num mesmo entusiasmo de gritos: “arriba Paraguay”. Tive o privilégio de assistir todo esse movimento, sentado  na lanchonete MacDonald.



Acompanhei todo o movimento da torcida Olimpyana que se dirigia ao estádio assim como o da torcida e delegação Atleticanas.  Foi emocionante. O esquema de segurança das ruas muito bem montado, com escolta para o time e torcida visitantes, o que não afastou a sensação de medo. Mas no final tudo correu bem, até onde a gente sabe.
Conversando com populares aqui sobre a forma de comportamento dos torcedores, fui informado que não eram assim, mas a forma como a Argentina encara as partidas de futebol entrou no sangue do Paraguayo e os próprios jogadores repassam em campo o espírito que a torcida deve encarar em uma partida de futebol.


Hoje as manchetes dos jornais paraguayos estampam o resultado do jogo Olímpia 2 x 0 sobre o Atlético, considerando-se já vitoriosos na competição, o que seria o 4º  título da equipe paraguaia na Libertadores.
O Diário Crónica estampa na sua manchete de capa a seguinte frase: “Al Rey.... !Lo que es del Rey!” (Ao Rei... O que é do Rei!), desenhando como foi o jogo no placar: 

“Olimpia hace soñar despiertos a sus millones de hinchas, anoche le ganó al Atlético Mineiro por 2-0 em la primera final de la Copa libertadores de américa. Alejandro Silva em el primer tempo y Wilson Pittoni em el descuento anotaron para el Rey de Copas. La revancha será el próximo miércoles em Belo Horizonte.”

Com esse espírito os torcedores do Olímpia ainda soltam bombas até hoje por toda Asunción.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE-NOS