segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Atividade: Sistema Nervoso e Endócrino

Atividade: Sistema Nervoso e Endócrino

Atividade – sistema nervoso e endócrino 
1. Observe as ilustrações e responda às questões no caderno. 
a) Que estruturas estão representadas na imagem? 
Estão representados um neurônio (e suas partes – corpo celular, axonio,  dentrito e bainha da mielina) e no destaque um nervo. 
b) Qual é a constituição de um nervo?
Os nervos são constituídos por feixes de axonios,  envoltos por camadas de tecido conjuntivo.  
c) Qual é a principal célula do sistema nervoso e quais são suas partes?
A principal célula do sistema nervoso é o neurônio.  Suas partes são detritos, corpo celular e axônio.  
 2. Escreva a frase no seu caderno completando-a com as palavras que faltam:
O impulso chega através dos _____, passa pelo ____, percorre todo o ____ e segue para o próximo neurônio.  
dentritos,  corpo celular e axônio.  
3. No caderno, corrija as afirmações consideradas falsas.
a) Sinapse é a região compreendida entre as ramificações do axonio de um neurônio e os detritos de outro neurônio. 
As afirmações A e C estão corretas. 
b) Durante a passagem de impulso nervoso há contato físico entre os neurônios. 
Não há contato físico entre os neurônios, existem substancias que fazem a comunicação entre dois neurônios, são os neurotransmissores.
c) Neurotransmissores são substâncias químicas que estabelecem a comunicação entre dois neurônios. 
d) Os nervos são formados por feixes de dentritos envoltos por tecido conjuntivo.
Os nervos são formados por feixes de axônios.
4. Responda às questões no caderno.
a) O que o crânio protege? O cranio protege o encéfalo.
b) O que a coluna vertebral protege? A coluna protege a medula espinal.
5. Qual é o papel do hipotálamo no corpo humano? O hipotálamo é o centro de regulação da fome, da sede, da temperatura corporal e do sono, alem de produzir hormônios e regular o funcionamento da hipófise.
6. Que funções são desempenhadas pelo cerebelo e pelo bulbo raquiano? O cérebro controla a ação dos músculos e é o centro do equilíbrio corporal. O bulbo raquiano é responsável pelo controle dos batimentos cardíacos, pelos movimentos respiratórios e pela transpiração, além de controlar a tosse, o vômito, a sucção e a deglutição dos alimentos.
7. Diferencie o sistema nervoso periférico somático do sistema nervoso periférico autônomo. O SNP (sistema nervoso periférico) somático inerva a musculatura esquelética do corpo e, portanto, coordena ações voluntárias, ou seja, que dependem da nossa vontade (como caminhar, sentar, mastigar ou segurar objetos); os órgãos do sentido também são intervalos pelo SNP somático. O SNP autônomo inerva as demais estruturas do corpo, como a musculatura lisa e glândulas, e coordena os movimentos involuntários do corpo.
8. Qual é a vantagem das divisões simpática e parassimpático para o funcionamento do corpo humano? As divisões simática e parassimpática do comportamento oposto: enquanto o sistema simpático coordena atividades que envolvem o gasto de energia e o estado de alerta, o parassimpático coordena atividades que estimulam a economia de energia. Normalmente, os órgãos e as glândulas são sempre inervados por nervos tanto simpáticos quanto parassimpáticos que, por agirem de forma antagônica, permitem o controle mais eficiente das ações de cada órgão ou glândula: de acordo com a necessidade, sua atividade pode ser estimulada ou inibida, adequando-se convenientemente a cada situação.
9. Leia o testo, observe a imagem e depois responda às questões no caderno.
Em muitos acidentes,  a medula espinal pode ser rompida, deixando a vítima paraplégica ou tetraplégica,  dependendo do local em que houve o rompimento.  Essa situação acontece porque a comunicação entre as diversas partes do corpo e o encéfalo é interrompida.  O fato de o neurônio ser uma célula altamente especializada limita sua capacidade de regeneração.  Quando a lesão ocorre na parte superior da medula, chamada de região cervical, a pessoa fica tetraplégica.  Quando a lesão é na parte inferior (ou região lombar), a pessoa torna-se paraplégica.  
Em acidente em que há suspeita de comprometimento da coluna vertebral, a vítima deve ser cuidadosamente transportada ao hospital em posição deitada e, de preferência,  imobilizada.  
a) Qual é a função da medula espinal? Conduzir o impulso nervoso dos nervos para o cérebro e do cérebro para os nervos.
b) Qual é o motivo desse procedimento? A imobilização visa preservar a integridade da coluna vertebral, pois em seu interior passa a medula espinal, cuja lesão pode levar à paralisia ou até mesmo à morte.
10. Cícero gosta de andar a cavalo. Um dia, o cavalo que montava disparou em direção ao estábulo.  Nesse momento,  o corpo de Cícero passou por várias transformações, típicas de uma condição de perigo imediato.
a) Que transformações o corpo de Cícero sofreu? Que sistema desencadeia essas transformações? Algumas da alterações pelas quais o corpo de Cícero pode ter passado são: aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, dilatação dos brônquios, dilatação da pupila e palidez. Essas respostas, mediadas pelo sistema simpático, preparam o corpo para situações de estresse e alerta, de forma que o indivíduo possa estar em condições de enfrentar a situação.
b) Por que em situações de estresse, como na de um perigo iminente,  por exemplo,  é importante a liberação de adrenalina e noradrenalina? Esses dois hormônios são importantes porque colocam o corpo em estado de alerta, aumentando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a taxa de glicose no sangue, por exemplo, de maneira a preparar nosso organismo para reagir.
11. Uma pessoa com poliomielite apresenta sensibilidade nas pernas, mas não consegue move-las. Com base nessa informação, responda: os vírus causadores da poliomielite atacam os nervos motores ou os sensitivos? O nervos motores.
12. O desenvolvimento das células nervosas durante o crescimento de um feto e em seus primeiros meses de vida pós-natal está representado no gráfico abaixo.

Analise as informações apresentadas no gráfico e depois responda às questões.  
a) Quando ocorre a maior parte do desenvolvimento das células nervosas? A maior parte do desenvolvimento dos neurônios ocorre entre o 6º e o 8º mês de vida.
b) Nos primeiros meses após o nascimento,  ainda há desenvolvimento de células nervosas? Sim, mas em menor quantidade.
13. João, aos 12 anos de idade,  notou que era menor que todos os seus colegas de mesma idade. Observou também que seus pais tinham estaturas acima da média.  Sua mãe,  percebendo a preocupação do filho, levou a um endocrinologista,  que, após analisar um exame de sangue feito João, constatou que a taxa de determinado hormônio estava muito baixa.
Responda: 
a) Que glândula não estava produzindo a quantidade adequada de hormônio? A hipófise, pois essa glândula é responsável pela produção do hormônio de crescimento.
b) Por que a taxa de hormônio pode ser avaliada pelo exame de sangue? Porque os hormônios são liberados na corrente sanguínea.

14. O hormônio cortisol,  graças a sua acentuada ação anti-inflamatória, é muito usado como medicamento.  No gráfico ao lado,  são mostradas a taxa de produção de cortisol pelo organismo de um paciente e a concentração desse hormônio no sangue, nos primeiros 30 dias de tratamento contra um processo inflamatório. 
Responda: 
a) O que ocorre com a concentração de cortisol no sangue após o início do tratamento? A concentração aumenta, pois o corpo recebe doses externas de hormônio.
b) Com o uso do hormônio sintético na forma de medicamento, o que ocorre com a taxa de produção de cortisol pelo corpo ao longo do tratamento? A produção diminui, poisa glândula suprarrenal percebe a presença do hormônio exógeno, que está sendo administrado no tratamento, e diminui sua produção endógena.
15. Uma pessoa foi diagnosticada com diabetes melito.  O que ela deve fazer para controla-lo? Que sintomas ela vai apresentar se a taxa de açúcar aumentar no sangue?
Essa pessoa deve controlar a ingestão de açúcar e de farinha branca e praticar atividades físicas com frequência. Caso a taxa de açúcar no sangue aumente, a pessoa provavelmente apresentará sede e cansaço.
16. Que glândula produz,  durante o parto, um hormônio que auxilia nas contratações do útero? A hipófise, que produz hormônio ocitocina.
17. Que hormônios são produzidos pelos testículos e pelos ovários? Qual é a ação desses hormônios? 
Os testículos produzem a testosterona, que atua na diferenciação dos caracteres sexuais secundários masculinos. Os ovários produzem o estrogênio, responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos, e a progesterona, que prepara o útero para receber o embrião.
Fonte: Livro Didático. Ciências, 8º ano – Jornadas.cie – Editora Saraiva – 2014, 2015, 2016 – FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arsip Blog

VISITE-NOS