segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Atividade: Sistema Sensorial

Atividade: Sistema Sensorial

Atividade desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – Sistema Sensorial
1. Descreva no caderno o trajeto percorrido pela luz no interior do olho humano.
R. Córnea- pupila – lente – retina. A partir daí, segue como impulso elétrico e químico pelo nervo óptico até o cérebro.
2. Observe a moagem,  leia a legenda e responda às questões no caderno.
a) quais são as células fotossensíveis da retina?
R. São os cones e os bastonetes. Os bastonetes são células que apresentam alta sensibilidade à luz. Os cones são menos sensíveis à luz, porém fazem a distinção de cores.
b) Qual é a participação de cada uma delas no processo de produção da imagem?
R. Os cones são sensíveis às cores e os bastonetes, à intensidade da luz.
c) quando entramos na sala de cinema e sua,  que células da retina entram em ação?
R. Os bastonetes.
3. Não percebemos a existência do ponto cedo, mas podemos constatar facilmente sua presença.  Para isso, cubra o olho esquerdo e olhe fixamente para a estrela azul da figura. Em seguida, vá aumentando ou diminuindo a distância entre o livro e seu rosto, até que a bolinha vermelha desapareça. Quando isso acontecer, a imagem da bola vermelha terá caído no seu ponto cego.
a) onde está situado o ponto cego?
R. Na região da retina.
b) Por que não há formação de imagem no ponto cego?
R. Porque na região da retina há um ponto cego onde não há cones nem bastonetes, portanto não há formação de imagem.
4. Quando dizemos, por exemplo, que uma pessoa tem olhos azuis, a que estrutura específica dos olhos estamos nos referindo? Qual é a função dessa estrutura?
R. Referimos-nos a iris, um tecido muscular onde estão os pigmentos que dão coloração aos olhos. Sua função é regular a abertura da pupila, orifício que fica no centro da iris, controlando, portanto, a quantidade de luz que incidirá na retina.
5. Em seu caderno, descreva a função de cada estrutura.
a) Glândulas lacrimais
R. Produzem secreção e lágrimas.
b) Pupila
R. Orifício por entrar a luz no olho.
c) Lente
R. Região onde convergem os raios luminosos.
d) Retina
R. Camada onde se forma a imagem e os estímulos luminosos são transformados em impulso químico.
e) Nervo óptico
R. Conduz os impulsos nervosos até o cérebro.
f) Bastonetes
R. Distingue diferentes intensidades de luz.
6. O que acontece na membrana timpânica quando os submetemos a uma abrupta variação de atitudes?
R. A pressão varia conforme a altitude. Quando ocorre uma variação abrupta na pressão atmosférica, essa diferença de pressão entre o lado interno e o esterno da membrana timpânica faz com que ela seja empurrada para for a, o que impede a correta vibração dessa membrana; por isso temos uma sensação de surdez.
7. Onde e como ocorre a identificação de substâncias químicas nos processos de olfação?
R. No processo de olfação, a identificação de substancias químicas ocorre pelos quimioreceptores do olfato, localizados em células do epitélio olfatório. Estimuladas, essas células produzem um impulso nervoso que segue para o cérebro, onde é interpretado.
8. Onde e como ocorre  identificação de substâncias químicas nos processos de gustação?
R. No processo de gustação, a identificação de substancias químicas ocorre pelos quimiorreceptores espalhados pelas papilas, na língua. As papilas são conectadas a terminações nervosas que transmitem o estímulo ao sistema nervoso, onde é interpretado.
9. Leia o texto e responda às questões no caderno.
Limites da audição
(…) Os efeitos do som no nosso organismo dependem do tempo de exposição,  da intensidade sonora e da sensibilidade individual.
O efeito mais conhecido da exposição a sons intensos, sejam eles agradáveis (como concertos de música clássica ou de rock) ou não (como ruído de trânsito intenso), é a perda de audição temporária (a princípio) ou definitiva.
Há, no entanto, outros sintomas comuns e não menos importantes que podem ocorrer com ou sem instalação da perda auditiva: zumbido,  deterioração do conhecimento da fala, intolerância à sons (hiperacusia), nervosismo, ansiedade, dores de cabeça, tonturas, perturbações circulatórias, taquicardia, (…) (Além disso, ocorre a) liberação de hormônios,  como a noradrenalina,  a adrenalina (hormônios do medo, da raiva e da ansiedade) e cortisol. É por causa dessa liberação de hormônios que muitas pessoas acham que ouvir música em intensidade moderada não dá “emoção” ou “ir não tem graça”.
Todos esses efeitos podem ser gravados se a exposição a sons intensos forem combinados com ingestão de álcool,  esforço físico, cansaço,  estresse ou certos estados de saúde (como diabete e pressão alta, põe exemplo). […]
a) Que medidas devem ser tomadas por profissionais que trabalham em ambientes muito ruidosos, como aeroportos e canteiros de obras?
R. Esses profissionais devem usar equipamentos de proteção individual para se protegerem da exposição prolongada aos ruídos muito intensos.
b ) Além da perda total ou parcial da audição, quais os outros problemas que podem se originar da exposição a sons muito intensos?
R. Zumbido, problemas gastrintestinais, nervosismo, ansiedade.
c) qual a relação existente entre o sistema endócrino e a preferência por ouvir música com grande intensidade sonora?
R. Os sons muito intensos promovem a liberação de hormônios, como a adrenalina, o cortisol e a noradrenalina, que podem estar associados à sensação de bem-estar, pois essas substancias atuam como estimulantes naturais.
10. Observe na fotografia as pessoas se equilibrando em uma muleta.  Depois, responda no caderno às questões.
  a) Que estrutura da orelha permite controlar a posição do corpo?
R. Os canais semicirculares.
b) Em qual porção da orelha ela está situada?
R. Na orelha interna.
11. Identifique,  nas situações descritas a seguir, o tipo de estímulo que está sendo dado sobre a pele.
a) Um ferro quente caindo sobre a palma da mão.
R. Pressão, dor e calor.
b) As mãos alisando o pêlo de um cachorro.
R. Pressão e sensação de textura (liso ou áspero).
12. Que gostos das papilas gustativas nos permitem perceber? Qual é a diferença entre gosto e sabor?
R. Há alguns tipos de papilas gustativas, cada um responsável pela identificação de diferentes gostos: salgado, doce, azedo e amargo. O sabor é o resultado do gosto percebido pelas papilas gustativas somado ao cheiro, percebido pelos quimiorreceptores do epitélio nasal.
13. Leia o texto, analise a tabela e depois responda às questões no caderno.
Um estudo publicado no South African Medical Journal alerta que as vuvuzelas,  um tipo de corneta usada comumente em jogos de futebol no país africanos, podem causar danos graves na audição.  Esta foi a conclusão dos pesquisadores das Universidades de Pretoria e da Flórida.
O estudo inclui testes auditivos em pessoas antes e depois de um jogo de futebol com 30 mil expectadores,  bem como medições do ruído no estádio.  A unidade de medida de intensidade é o bem (B), mas, normalmente,  usa-se o decibel (dB) sendo que 1 dB = 0,1 B. Durante duas horas, torcedores e jogadores estiveram sujeitos,  em média,  a 100 decibéis e picos de 144 decibéis,  para quem estava soprando a vuvuzela ou perto dela.
Nível de ruído permitido
Nível de ruído (dB)                Tempo máximo de exposição diária permitida
85                                                   8 horas
90                                                  4 horas
95                                                  2 horas
100                                                1 hora
105                                                30 minutos
110                                                15 minutos
Acima de 115                              Não 
a) Quanto tempo podemos ficar exposto a um nível de ruído de 100 de decibéis? E de 144 decibéis?
R. Podemos ficar expostos a 100 decibéis por 1 hora. A exposição a um nível de 144 decibéis não é recomendada.
b) Considerando que uma partida de futebol tem dois tempos de 45 minutos cada, pode-se concluir que as pessoas investigadas no estudo poderiam ter sofrido danos auditivos? Justifique.
R. Sim, é possível que as pessoas investigadas possam ter sofrido danos auditivos, pois ficaram expostas a um som intenso por mais tempo do que o recomendado.
Fonte: Manual do Professor: jornadas.cie – Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arsip Blog

VISITE-NOS